
INFELIZ COINCIDÊNCIA
A abertura do programa “Descarrego da Meia-noite”, da Rede Alelouca, contém um easter egg: nos primeiros segundos, junto à trilha atemorizante e aos efeitos de gritos, aparece por 1 segundo um áudio famoso de um homem gritando a plenos pulmões. O infortúnio é: este áudio é originado de um filme pornô.
O ÚLTIMO A SAIR…
Do Mídia Cearense: Evaristo “Homem Maaaau” Nogueira e Renilson Souza não fazem mais parte da equipe da Rádio O Povo CBN de Fortaleza. De acordo com o jornalista Nonato Albuquerque, ambos devem ser chamados para um novo projeto de rádio all-news, ainda por definir. No entanto, tanto Evaristo como Renilson seguem na TV Ceará. Outra que sai do grupo O Povo mas segue na TVC é a repórter Germana Pinheiro.
Junto ao programa esportivo, “Vavá Maravilha” também comandava o “Saúde do Povo”, programa criado há quase 30 anos quando a emissora ainda levava o nome de AM do Povo. A última edição sob a apresentação de Evaristo foi no dia 12 de agosto. Já a despedida de Renilson foi durante a transmissão do empate entre Ceará X Ponte Preta, no último domingo.
De acordo com o perfil Mídia Esportiva Cearense, a marca “Trem-bala” deve ficar exclusiva do Grupo O Povo a partir de setembro. A última edição da resenha na TV Ceará vai ao ar no dia 1°. Decisão controversa, já que foram justo os cortes da versão televisiva que deixaram o programa conhecido nacionalmente. Com todo respeito a Alan Neto, Sérgio Ponte e os demais que ficam, mas o programa vai ficar bem sem graça agora…
FAÇA, FAÇA O M IMEDIATAMENTE
Reestreou ontem (21) o “Manchete Esportiva” na Manchete 760 do Rio, com a trilha clássica repaginada. Cassiano Carvalho e Wilson Pimentel cumpriram bem a missão de comandar a resenha de 2 horas, abrindo espaço pra interatividade e cobrindo bem a rotina dos times do Rio. Com a volta da resenha, o “Toda Forma de Amor” sai temporariamente da grade.
MOMENTO LINEUP
A Liberdade FM 98,1, rádio comunitária da cidade catarinense de Herval d’Oeste, mudou de nome para Coração FM. A emissora, de orientação evangélica, aposta no conteúdo multiplataforma como meio de se destacar.
Não durou sequer 4 meses: a Rede Hits FM voltou aos 106,9 de Carapebus/Macaé – RJ após uma breve passagem da Rede Pop pela frequência. Segundo o Tudorádio, a 106 se tornará a nova cabeça de rede da Hits com o fim das atividades da 99,7 FM. Só não falaram qual a razão dessa troca; provavelmente vem outro projeto ou passaram a concessão adiante. Mas não é certeza.
Entrou em operação a Caparaó FM 107,5, em Manhuaçu – MG. A emissora é migrante da histórica Rádio Catuaí, que começou a funcionar na década de 90 em 620 AM e depois passou pros 1090 kHz. A Caparaó já nasce como afiliada da Rede Itasat, e terá programação popular.
Desde o último dia 8 (data escolhida por ser o aniversário da cidade), está no ar a Cidade FM 87,9 em Campo Maior – PI. Programas como “Acorda Campo Maior”, “Manhã da Cidade”, “Jornal da Cidade” e “Cristo é a Solução” compõem a grade da nova RadCom do Berço dos Heróis.
MACARRÃO COM GUARANÁ JESUS
Definida a data de estreia oficial da Massa FM 95,9 de Imperatriz – MA: amanhã, 23 de agosto. A emissora é migrante da antiga Mirante 830 AM, e já foi repassada pro deputado Cléber Verde. Ainda na fase de expectativa, ouvintes reclamam da interferência do sinal na Gazeta FM 96,1 de Augustinópolis – TO.
SOB NOVA DIREÇÃO
A Rádio Difusora Vale do Curu 1560 AM de Pentecoste – CE não menciona mais o Grupo Avelino Forte em suas vinhetas. Agora, a direção da emissora está a cargo de Crescêncio Júnior. Em 2018, a Difusora alegava já ter migrado para o FM nos 88,5 MHz, mas depois de um tempo deixou de mencionar a frequência.
ENXUGANDO GELO
Mais duas operações deflagradas pela Anatel e Polícia Federal (Céu de Brigadeiro/Pouso Seguro) cumpriram 8 mandados de prisão na região metropolitana e litoral de São Paulo. Agora, além dos habituais mandados por radiodifusão ilegal e exposição ao perigo à navegação aérea, os responsáveis pelas rádios livres foram indiciados por crime ambiental (por terem instalado suas antenas em área de Mata Atlântica).
MEXENDO OS PAUZINHOS
Foi aprovado na CCJ da Câmara dos Deputados texto que amplia o número de concessões de rádio e TV por razão social para 20 de TV e 20 de rádio. Antes, a proporção era de até 10/20, dependendo do caráter da emissora. O texto também autoriza as chamadas sociedades unipessoais (CNPJs individuais) a operarem serviços de radiodifusão; a medida, no entanto, não se aplica aos que são MEIs.
VAMOS AJUDAR?
A RCI FM 98,5, parceira da Budega do Maguila na cidade pernambucana de Itambé, realiza no próximo dia 31 uma rifa especial de Mês dos Pais. O dinheiro arrecadado irá para cobrir os custos do novo processador da emissora, já que o antigo sofreu uma avaria. Entre os prêmios, estão um par de tênis, um relógio, um rádio de visor digital e um PIX de 100 reais. Para maiores informações e pra comprar pontos, o Whatsapp da rádio é (83) 98793-3341.
Q. E. P. D.
Faleceu neste sábado (19) o locutor esportivo Antônio Carlos da Silva, conhecido como Carlinhos Silva. Ele tinha 47 anos e sofreu um infarto em casa, na cidade de Campo Maior – PI. Com passagem por diversas emissoras da região, seu último trabalho foi na afiliada local da Meio Norte FM.
ONDAS CURTAS
A Rádio Saturno de Belo Horizonte – MG voltou a operar em 6150 kHz, na faixa de 49 metros. A emissora livre também anuncia que opera em 92,1 FM, embora não existam muitos registros de captação no FM. Informes de recepção podem ser enviados para o email [email protected].
EU RECOMENDJO
A segmentação proporcionada pelas webrádios faz surgir inúmeras pérolas que, de tão únicas e absurdas, seriam impossíveis de aparecer no rádio convencional. Rádios com som de chuva, ventilador, gritos de personagens de anime, músicas de eleição… No entanto, existem algumas que se encaixariam perfeitamente no FM de uma cidade de grande porte. Um exemplo é a Lo Fi Radio (http://l.radios.com.br/r/217592), webrádio destinada a remixes de músicas em batidas lentas e com menos instrumentos. Esse gênero é bastante popular entre estudantes e pessoas que gostam de ouvir música enquanto trabalham, justamente por ser um estilo que não agride tanto os ouvidos e não atrapalha a concentração. Quiçá futuramente algo neste estilo apareça no dial de alguma capital…
Tem alguma sugestão de pauta pra nossa coluna? Envie para [email protected] ou
pelo Insta: @ianjosesilvalocutor