
MEXENDO OS PAUZINHOS
O Sistema Arapuan já começa a rearranjar suas frequências para a nova realidade como parceira da rede Bandeirantes. Na madrugada de hoje (1), a Rádio Consolação FM deixou os 107,7 da antiga Miramar FM e agora está apenas nos 92,3 de Mamanguape (migrante da antiga Rádio Consolação do Vale). Enquanto isso, a IPDA de João Pessoa está divulgando sua ida para os 107,7 a partir da sexta (3/11), liberando assim o canal 101,1 FM para a implantação da nova BandNews FM João Pessoa. Foram espertos em não perder a boquinha do arrendamento… E eu achando que a Deus é Amor ia sair de vez do FM e apelar pra Sanhauá AM 1280. Por isso que eu digo que não é bom ficar especulando.
ARRENDOU E SE LASCOU
Um documento enviado pelo Sistema São Paulo de Comunicação (dono da 920 AM de Cotia – SP) à ANATEL explica a provável causa do chute na bunda da Rede Nacional Gospel daquela frequência. Segundo os diretores da AM, a Nacional Gospel operava uma FM pirata em 87,9 na Grande São Paulo, que foi fechada pela entidade fiscalizadora. Porém, adivinhem pra quem foi atribuído o suposto uso irregular da frequência: pro CNPJ do Sistema São Paulo! Ainda no documento, a família Camargo – dona da concessão dos 920 – ressalta que o endereço onde foi estourada a operação que fechou a FM piratinha não bate com o do parque de transmissores da rádio deles e ainda lamentam o fato da mesma “estar envolvida num contexto de ilegalidade praticada por terceiros”.
A UM PASSO DO FIM
Após a compra da 750 AM de Ribeirão Preto – SP pelo Mega Sistema de Comunicação, não restou outra alternativa para a Rádio CMN permanecer no ar senão migrar para o formato de webrádio. Enquanto a “Rádio Renascença Ltda.” repete o sinal da Conquista FM (com direito até ao ZYK sendo mencionado na hora cheia), a nova CMN Web abriga parte dos locutores que estavam na emissora. Outra parte preferiu ir para outras emissoras, como a Rádio 79 AM 590.
REPENDURANDO A PLACA
A Rádio Lagoa Seca FM 102,7 de Campina Grande – PB, que por muito tempo esteve arrendada para a Rede Fé, estava repetindo a programação da Rede Correio Sat após tomar calote dos pastores. Agora, a 102 voltou a veicular programação gospel, no mínimo esperando um novo arrendatário.
É PRACABÁ COS PEQUI E CO AS AEME
Em Goiânia – GO, o andamento da migração está a passos lentos, mas anda. As rádios Riviera 540 (IURD) e Universitária 870 já estão autorizadas a realizar a migração para o FM. Esta última já divulga o desligamento de seu sinal no AM para o fim de dezembro.
PENSANDO A LONGO PRAZO
A TV Costa Norte de Parnaíba – PI, afiliada da TV Cultura, ativou a multiprogramação na cidade onde está concessionada. Nos canais 4.2 e 4.3, circulam slides do Portal Costa Norte e das redes sociais da emissora, e a previsão (caso a medida que autorize a operação dos MUX seja prorrogada) é que em 2024 esses subcanais abriguem outras programações.
CANTINHO DO ABREU
O colaborador Murilo Augusto, em visita a Registro – SP, constatou que a Rádio Difusora Atual 750 AM está inativa. A coirmã da agora 94,1 FM/1230 AM tinha sua programação gerada remotamente, tudo vinha dos estúdios do CTN em São Paulo. Me pergunto se a nova grade também iria ao ar em Registro se a 750 estivesse operante…
A Estilo FM 86,7, de Itapevi – SP, está mencionando em seu prefixo também o ZY dos 1370 kHz (concessão da qual surgiu a frequência supramencionada no FMe). Engraçado, porque os 1370 AM estão fora do ar desde 2018. O Junji anda tão atribulado que nem tempo de ver o transmissor da finada Rádio DaCidade ele está tendo…
DEPOIS DA TEMPESTADE
Após dois dias fora do ar devido às chuvas, a Sensação FM 105,5 de Rio Pomba – MG reativou seu transmissor na manhã de hoje (1). Os locutores da rádio gravaram um story empolgadassos com a volta do sinal ao ar.
Enquanto isso, a 60 KM de Rio Pomba, o pessoal da Rede Tropical FM 92,5 de Guarani – MG ainda está quebrando cabeça pra botar a rádio de volta ao ar. As chuvas na cidade danificaram a ligação elétrica para o transmissor, e na manhã de hoje técnicos da emissora ainda estavam contatando a CEMIG para restabelecer o fornecimento.
QUEIMA QUENGARAL
Bate-boca entre o apresentador Bené Fernandes e o repórter Olivando Alves foi o ponto alto do “Hora da Notícia” na última segunda (30), pela Paraíso FM 101,1 de Sobral – CE. Ao comentar o caso da morte de uma mulher cujo atendimento foi negado em um hospital, os dois começaram um entrevero em pleno ao vivo. “A mulher tá doente, tá rolando de dor, nera pra tar era internada? A saúde de Massapê está acabada.” “Você não sabe de nada, tu não mora lá, tá falando besteira”. “Eu acho que quem tá falando besteira é você…” “Eu defendo a verdade.” “Pois defenda a mulher que morreu!” Foram 15 minutos de acalorada discussão descambada pra ofensas pessoais até que chamassem o comercial.
MENOS UMA
A Rádio Cultura de Bragança Paulista – SP (popular Rádio Bragança) desligou sua frequência 1310 AM em definitivo no último dia 25, após 75 anos no ar. Agora, só nos 79,7 FMe.
EM TERRA DE TARTARUGA, LEBRE TIRA VANTAGEM
Quase 2 meses pro dito “prazo final” da migração para o FM e eu não vejo muito movimento nas emissoras remanescentes do interior do Piauí. Boa parte delas, por ter sido conseguida por políticos já falecidos ou que saíram derrotados nas urnas, não vêem bons momentos no sentido financeiro. O orgulho e ignorância de alguns donos impedem até a implantação de medidas corriqueiras para o rádio de hoje, como um número de Whatsapp ou um streaming online. Nessa brincadeira, saem ganhando redes como a Verdes Campos Sat. Franly tirou o escorpião do bolso e está comprando concessões inativas de AM pra transformá-las em repetidoras da rede sediada em Teresina. Representantes da rede estão sondando também emissoras no interior do Ceará.
DIA 6 IREMOS VER
Muito alarde nas redes sociais para o lançamento da nova logo da Rede Recó. Uns dizem que é uma coisa, outros dizem que é outra. Eu por mim assumia logo o coração da IURD e partia pro abraço.
MUDANÇA DE PLANOS
Há uns dias, a TV Goiânia (afiliada Band em Goiás) vinha atualizando suas redes sociais e substituindo a marca do famigerado Pacman pela logo da rede e os dizeres Band Goiás. Mas parece que os Saad não curtiram muito a mudança e deram um chamado pra emissora voltar a usar a marca TV Goiânia.
IDAS, VINDAS E VOLTAS
O próximo dia 9 de novembro marcará os 25 anos da mudança de nome da então TV Pioneira de Teresina para TV Cidade Verde. A responsável por abrir os trabalhos da nova emissora, Nadja Rodrigues, agora está de volta à emissora após passagem pela Band Piauí. Como são bacanas as coincidências, né? A primeira vinda de Nadja pra TVCV ocorreu em outubro de 1998. E quase exatos 25 anos depois, em outubro de 2023, ela volta ao 5.1. Mas agora, como âncora do Jornal Cidade Verde. Aproveitando, será se vão fazer alguma coisa alusiva ao jubileu de prata do Notícia da Manhã? Agora que a titular original está de volta, dá pra fazer uma homenagem com toda a pompa e circunstância…
MELHOR SOZINHA DO QUE MALA COMPANHADA
Pelo visto, a Rede Bandeirantes não deixou saudades nos ouvintes da Rádio Difusora 590 AM de Curitiba – PR. A parceria, que durou apenas alguns meses, foi desfeita sem grandes alardes. Bom para o público da capital paranaense, que voltou a acompanhar a grade de música e prestação de serviço da emissora do Sistema Integrado de Rádios. Essa semana mesmo, a Difusora estava divulgando informações pras áreas afetadas pelas chuvas na grande Curitiba.
PUTARIA E ORAÇÃO
A presepada das RTRs (repetidoras de rádio FM na Amazônia Legal) está gerando algumas surpresas. A repetidora da Boas Novas FM na cidade amazonense de Guajará (88,5 FM) mescla a grade gospel vinda da rede com programação secular gerada localmente. Imagine as senhorinhas ouvindo um louvor e depois Vitinho Imperador – Volta Rapariga… É o que ocorre por lá.
ONDAS CURTAS
O novo período radial B23 entrou em vigor às 9 da noite do dia 28 de outubro (hora de Brasília). Com a mudança, os esquemas de transmissão de várias rádios em OC mundo afora são alterados, por causa do inverno no Hemisfério Norte – onde fica a maioria dos transmissores de alta potência nessa faixa. A definição das frequências e horários pra cada rádio é feita via reunião do HFCC, braço da União Internacional de Telecomunicações sediado em Genebra, na Suíça. Como o Brasil não é participante da entidade, não tem suas frequências de OC asseguradas, o que acaba gerando interferência de outras rádios (especialmente as chinesas)…
EU RECOMENDJO
Aproveitando que já estamos no mês 11/12, que tal entrar no clima com o especial de Noruberuto Carulos, o Roberto Carlos japonês? ( https://www.youtube.com/watch?v=yoTcAomupKs ) Mais um vídeo primoroso do pessoal da Rede Clone. Se você ainda não conhece o trabalho deles, vale a pena, pois através das sátiras deles tivemos acesso a vinhetas e materiais inéditos da RGT dos anos 70 e 80. Um dia, quiçá, o reconhecimento devido virá.
Tem alguma sugestão de pauta pra nossa coluna? Envie para [email protected] ou pelo Insta: @ianjosesilvalocutor
De fato, as migrações das AM’s de Goias para o FM estão sendo demorada, acho que foram as ultimas a receberem autorizações dos pedidos de migraçõesno território nacional.
Uma curiosidade: Nas Repetidores de Rádios na Amazonia Legal, a localidade retransmissora poderá gerar programação? pensava que poderia haver somente a programação originaria da emissora.