Ao Pé da Antena – 1 e 2/6/2023

PETROLINA, JUAZEIRO

Meses após a migração para 95,7 FM, a Rádio Cidade de Juazeiro – BA separou sua programação em duas: na frequência migrante, segue a grade normal da emissora. Já no AM 870, a programação da Rede Boa Nova (a qual a Cidade já transmitia de noite e aos fins de semana) é irradiada 24 horas. Pela lei, ambas frequências deveriam estar em simulcast, ou seja, passando a mesma coisa. Mas como os 870 AM já vão ser convocados pro Vasco em breve, a direção da rádio nem se importa com isso…

JUAZEIRO, PETROLINA

Atravessando o rio, a notícia do momento é a chegada de Carlos Britto à direção da Grande Rio AM 680 de Petrolina – PE. Nada me tira da cabeça que essa mudança veio porque o diretor anterior, Chico Fernandes, se colocava contrário à migração para o FM (e com razão, pois o sinal do AM dela tem um alcance tremendo até de dia). Mal Carlos chegou e já está anunciando novos programas, num processo de FMização. Não duvido que a Grande Rio até mude de nome quando for pro FM, pois já existe uma “Grande Rio FM” mantida por outro braço da família Coelho…

A QUEM INTERESSAR POSSA…

…o infantil “Turma da Pakaraka” agora está indo ao ar na RedeTV! aos sábados, de 8h30 às 9 da manhã e sob os auspícios comerciais da Ultrafarma. Lembrei agora da vez que encontrei sem querer uma integrante da trupe no Tinder, mas pela distância e outros fatores acabou não dando match… Se eu acho o autor daquela copypasta das garotas-palhaço, ele me paga…

PODE COPIAR, MAS NÃO FAZ IGUAL

Como parte das comemorações dos seus 16 anos, a TV Assembleia do Piauí anuncia mudanças em sua identidade visual. A peça que anuncia tais mudanças já dá spoiler: a nova logo será inspirada na da Globo de 2014 (preguiçaaaa…) Mas a cobrinha referenciando a escultura que fica em frente à sede da ALEPI segue em destaque na nova marca.

HABEMUS VAGAS

A Camboriú FM 90,1 de Santa Catarina segue na busca de locutores que possam trabalhar para ela de forma remota. Requisitos: DRT, experiência na área e estúdio próprio. Interessados podem mandar currículo e piloto para o email [email protected].

AS ÚLTIMAS DOS MOICANOS

O que Roraima, Amapá e Alagoas tem em comum? São os únicos estados da Federação a terem apenas uma rádio AM ativa. Curiosamente, todas públicas e todas com o nome Difusora. Embora ainda hajam outras concessões por migrar (especialmente em Alagoas), estas foram desligadas por razões financeiras. Pra mim, devia haver uma cláusula nesse decreto de transferência de faixa de concessão (nomenclatura correta) proibindo concessões engavetadas de passarem para o FM.

SUBIU NO TELHADO

Falando em concessões engavetadas, segue a novela da migrante dos 1050 kHz de Teresina. A “Rádio Integração Poty”, fruto de uma concessão inativa do grupo da TV Antena 10, passou um tempo em testes lá pra 2018 e depois disso sumiu. Nenhuma previsão de quando ela irá migrar de fato, só promessas por parte do arrendatário Paulo Henrique (digo arrendatário pois a concessão segue no nome da JET Radiodifusão Ltda.) Ele também é dono da TV Poty 49.1, que por um breve período foi afiliada à NGT e hoje está fora do ar. O site dela inclusive foi hackeado, não acessem.

CHIMARRÃO COM MASSA

Massa FM chegando em breve a mais uma praça gaúcha: Passo Fundo. Informação solta pelo grupo do empresário Valdomiro Cantini, em suas redes sociais.

RODA E AVISA

A 103,9 FM de Alfenas – MG, que tem entre os sócios o cantor Rogério Flausino, largou a Antena 1 pra virar Mundo Music FM. A nova programação é totalmente diferente da anterior, apostando no musical eclético e sertanejo. Um soco no estômago dos defensores da rede adulto-contemporânea…

COMENDO PELAS BEIRADAS

A Rede Verdes Campos Sat, do empresário piauiense Franly Lima, segue em franca expansão graças à migração AM-FM. Após a compra da Rádio Clube 710 AM de Barras – PI, agora ele adquiriu a Rádio Jornal de Coelho Neto – MA, e já está em processo de regularização pra migrar pro FM. E ele promete também entrar em Fortaleza em breve. Sem dúvida os ouvintes dessas cidades irão amar os jabás dos produtos GF8, hotéis, motéis e centros de convenção que passam hora sim, hora também na grade da rede…

HAJA PACIÊNCIA

Direto do Facebook: um carinha que vive comentando em vários grupos querendo que as rádios de Salvador aumentem sua potência só pra ele poder escutá-las em Mairi, a 220 KM da capital. Não é assim que a banda toca, amiguinho… Nem eu que sou doido pra pegar uma propagação das FMs de Teresina fico enchendo saco desse jeito.

ONDAS CURTAS

Fazem 3 anos e meio que a Rádio Internacional da China abandonou suas transmissões em português via ondas curtas. Falta de audiência não foi, pois a emissora recebia semanalmente diversas mensagens de ouvintes do Brasil e países lusófonos. Mesmo sem programas novos, a CRI segue irradiando a mesma sequência de músicas tradicionais todo santo dia, nos espaços destinados à língua de Camões. Movimento semelhante está sendo visto nas transmissões em espanhol, que mudaram de nome para “Onda China” e estão mais focadas na internet e plataformas de podcast. No rádio, só reprises. Num momento onde a China reafirma seu poderio especialmente nos países africanos, não parece fazer sentido abandonar um meio tão estratégico como o rádio, já que o acesso à Internet por lá segue limitado…

Um dexista colombiano reportou hoje de manhã a sintonia da Rádio Educação Rural de Coari – AM em 5035 KHz, depois de anos fora do ar. Bom ver que mesmo após tanto tempo eles ainda se importam em manter a onda tropical, que ainda é mais eficiente do que uma rede de repetidoras de FM… Quem conseguir escutar ela nessa frequência, mande informe pra eles o quanto antes. O email da rádio é [email protected], e o zap é (97) 99197-8826.

EU RECOMENDJO

O canal TheIridiumic138 (https://www.youtube.com/@TheIridiumic138). Pra quem gosta de gráficos de TV antiga, os compilados de aberturas de noticiários e vinhetas de emissoras separados por ano são entretenimento garantido. O carinha também é adm da @IdentEveryHour no Twitter, recomendo seguirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *