
DIA ESCURO
ÀS 8h30 da manhã de hoje, foi registrado um apagão em boa parte do território nacional. Até o início da tarde, vários pontos ainda passavam por instabilidades no fornecimento de energia. Em uma situação como essa, o rádio se sobressai e emerge como fonte fiável de informação. As rádios que podiam continuar no ar via gerador seguiram informando os ouvintes sobre o ocorrido, como ocorreu em Vitória da Conquista – BA com a UESB FM, São Luís com a Mirante e Difusora FM, Marabá – PA com a Correio FM, Fortaleza – CE com a Verdinha, Salvador – BA com Piatã, Itapoan e Bahia FM, Macapá – AP com a CBN e Equinócio FM…
Ouvindo as AMs aqui da região, deu pra ter uma noção de como foi a situação: as emissoras do Ceará e Paraíba saíram do ar por uns minutos, mas logo retornaram. No Piauí a coisa foi mais feia; só a partir das 10h45 as emissoras voltaram ao ar gradativamente. No início da tarde, as rádios do Grupo Meio Norte continuavam “em off” na capital Teresina.
Toda essa questão de apagão me faz lembrar de uma discussão ocorrida dias atrás: nela, um dono de webrádio tirava sarro de outros que defendiam o papel das RadComs pois numa queda de energia, ele não conseguia ouvir nenhuma FM da região onde estava. E aí vem a questão: quem tem condições de bancar um gerador? Só as rádios grandes. Poderia existir um subsídio para a compra desse equipamento por parte das rádios menores/educativas/comunitárias? Poderia, mas o lobby não deixa. Enquanto isso, o povo fica à deriva de informação enquanto os responsáveis pela desgraça tentam a todo custo achar um culpado que não seja eles próprios.
OOOO SILEIDEEE
O que deu na cabeça do Tutinha? Ninguém sabe, mas a partir de 7 de setembro a Jovem Pan News “morre” em São Paulo pra dar lugar à Classic Pan, tanto nos 76,7 FMe como nos 620 AM. “Especialistas” dizem que o retorno da bandeira Classic ao rádio físico é uma estratégia da Pan pra se esquivar da imagem negativa de oposição e dos processos em decorrência da militância contra o atual governo. Independente se é verdade ou não, é uma estratégia de merda, pois agora que a Pan News estava engrenando em audiência no FM estendido o cara inventa de tirar ela do ar. Lógica digna de um episódio do Doutor Pimpolho.
RODA E AVISA
A Clube FM 97,1 de Pereira Barreto – SP anuncia para o próximo dia 21 a estreia do programa “Clube Mix”, a partir de 1 da tarde. O programa contará com a apresentação de Ana Brito e terá 4 horas de duração.
CANTINHO DO ABREU
A Rádio Vibe Mundial entrou na consulta pública pleiteando a mudança de frequência oriunda da migração dos 660 AM: de 83,1, ela passaria pros 98,1, mesma frequência de outra rádio da Rede CBS sediada em Itatiba.
ASSOPRANDO AS VELINHAS
Hoje (15), a cidade piauiense de Picos celebra a padroeira Nossa Senhora dos Remédios e os 16 anos da Cultura FM 104,3, emissora educativa fundada pela Diocese da cidade em 2007. O apagão não impediu a rádio de celebrar a data, com depoimentos ao vivo de locutores e colaboradores.
A Rádio Clube FM 98,3 de Lages – SC iniciou as comemorações dos seus 76 anos (contados a partir da fundação da Clube AM) com um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, o “Pedal da Clube”. E a galera compareceu em peso.
DE CASA NOVA
Ontem (14) foi dia de estreias na mídia de Teresina – PI. Aline Moreira assumiu a apresentação do “Notícia da Manhã” na TV Cidade Verde e do “Cidade Verde Notícias” na 93,5 FM. E se saiu muitíssimo bem, graças à experiência adquirida nas empresas dos Alencar. Simpatia na frente das câmeras e nos bastidores também.
E ontem também foi a estreia da jornalista Lídia Brito no comando do “Radiojornal da Pioneira”, da Pioneira FM 88,7. Ela divide a apresentação com o experiente radialista Joel Silva e o comentarista Pedro Alcântara.
SERÁ SE AGORA VAI?
O deputado Jadyel da Jupi (PV-PI) pediu ainda em julho, logo que assumiu a Frente Parlamentar em defesa das rádios comunitárias, informações à ANATEL sobre a quantidade de RadComs aivas no Brasil e suas situações cadastrais, a fim de resolver problemas como alocação de canais alternativos para emissoras com choque de sinal, demora na regularização de concessões, dentre outros. A intenção é boa, mas será que o dono da fábrica de cuscuz vai conseguir bater com o lobby contrário às comunitárias? Vejamos.
GENTE SENDO CHUTADA…
O passaralho come solto na emissora do Menin. A CNN Brasil demitiu os jornalistas Roberto Nonato e Rafael Colombo e os comentaristas Marco Antônio Villa e Janaina Paschoal. Nos comentários dos posts, tinha gente implorando pro Nonato ir pra Antena 1. Em post no Twitter, ele diz que “espera ter novidades em breve”. Teria saído a queda do forro do estúdio na cabeça dele um presságio do que estava por vir?
…E SAINDO POR CONTA PRÓPRIA
O apresentador Héwerton Guimarães pediu demissão da Rádio Itatiaia de Minas nesta terça, após reunião com a cúpula da emissora. Héwerton justifica a preparação de novos projetos na Band e no digital como a razão de sua saída, e afirmou que sai de portas abertas.
CRISE DE IDENTIDADE
A Rádio Verdes Mares 810/92,5 de Fortaleza – CE, depois da migração, quer a todo custo se desvencilhar do nome completo pra ficar conhecida só pelo apelido. Nem as vinhetas do “Clube do Brega”, com Silvino Neves, escaparam de ser fatiadas pra tirar a menção ao nome extenso da rádio.
SE APROVEITAM DE MINHA NOBREZA
Mesmo 3 anos após a saída de Chaves e Chapolin da televisão e do streaming, as séries seguem vivas na memória do telespectador. É tanto que uma madeireira de Catolé do Rocha – PB teve a brilhante ideia de fazer um anúncio com um locutor de timbre de voz bem similar ao do Marcelo Gastaldi (dublador do Chespirito), e com uma das trilhas da série mexicana de fundo.
FURANDO A BOLHA
Viralizou nas redes um vídeo da locutora Eliana Chuffi, apresentando na maior empolgação um bloco musical na Rede Mix de Rádio. A Mix é uma das rádios aqui no Brasil que já adota a estrutura do locutor apresentando/operando em pé, modelo adotado em várias estações europeias. Não fosse o esquema do pitch alterado, eu até ouviria mais eles…
FAIXA NOBRE DA POLÍTICA
A 100,5 FM de Juazeiro do Norte – CE, que largou a rede Plus FM meses atrás, agora tem sua própria resenha política na faixa da noite: é o “60 Minutos”, no ar diariamente das 19 às 20 horas sob o comando de Tarso Araújo. O programa também é repetido pela Cidade FM 103,5 de Campos Sales. O programa é bom até, não fosse a repetição exaustiva da trilha de fundo (que foi usada também como espera da Voz do Brasil até 2017). Quanto mais perto do pleito de 2024, maior o número de programas nada suspeitos pra levantar a bola de certos líderes locais…
MISTUREBA PRA EXPORTAÇÃO
Já há alguns meses, a TV Carioca Web vem alugando horários para a Supreme Master Television, canal de divulgação de uma seita budo-vegana do Sudeste asiático. A programação um tanto incomum para o telespectador médio, com legendas multi-idiomas ocupando metade da tela e até deepfakes de rostos humanos projetados em animais e objetos, divide espaço com os clipes, filmes e produções independentes já consolidados na emissora. E inclusive a Carioca vem se expandindo pra fora do Brasil, é tanto que mudou seu nome pra “TV Carioca Internacional” e está entrando em listas de IPTV e sites de outros países.
HABEMUS VAGAS
A Nativa FM 102,1 de São José do Rio Preto – SP está contratando colaboradores. Interessados devem enviar currículo para o Whatsapp (16) 99796-8942.
ONDAS CURTAS
O apagão desta terça não chegou a afetar seriamente as estações que ainda operam em ondas curtas no Brasil. As rádios Inconfidência, Nacional da Amazônia, Brasil Central, LBV e Voz Missionária seguiram transmitindo durante a manhã e tarde, com sinal até melhor graças à ausência de interferências. Ainda foi possível captar aqui no Piauí as livres Rádio Casa de SP, em 7455 khz, e uma rádio gospel provavelmente do Ceará em 9990 kHz.
EU RECOMENDJO
Uma série de intervalos da TV Jornal do Commercio do Recife gravados em 1989 e postados pela conta de Pedro Janov no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Ka-Qr8a9sbg) . Destaque para as dicas de bares e restaurantes patrocinados pela Pitú e as chamadas raras da JC FM e Rádio Jornal.
Tem alguma sugestão de pauta pra nossa coluna? Envie para [email protected] ou pelo Insta: @ianjosesilvalocutor