Ao Pé da Antena – 17 e 18/8/2023

Q. E. P. D.

O rádio sergipano amanheceu de luto nesta sexta (18). Faleceu aos 62 anos o locutor Augusto Júnior, diretor da Jornal FM 91,3 de Aracaju e locutor da casa por mais de 30 anos. Ele foi vítima de um AVC hemorrágico, no estacionamento do prédio onde residia. Em decorrência do AVC, Augusto caiu e bateu de cabeça no meio-fio.

O fato pegou todos de surpresa; a programação da Jornal FM foi suspensa e o dia foi totalmente dedicado à memória do radialista e à cobertura de seu velório e enterro, com mensagens de ouvintes, colegas e admiradores. Em certo momento, o cantor Patrick Dimon entrou ao vivo e contou suas passagens com Augusto, do qual era amigo desde os anos 1980.

Augusto Júnior foi um dos responsáveis pela gerência da Rede Jornal de Rádio e TV em Sergipe – a qual foi desmontada nos anos 1990 com a venda da TV Jornal para a Canção Nova – e também realizou coberturas esportivas como a Copa de 1986 no México. Ele apresentava na Jornal FM dois programas: o Comando Geral (no início da manhã) e o Balanço Geral (no fim da tarde).

RESPIRANDO POR APARELHOS

A Rádio Pelotense 620 AM de Pelotas – RS lançou edital de convocação nos jornais locais para uma assembleia geral, a ocorrer no próximo dia 29. Entre as pautas, está a suspensão das transmissões da emissora na onda média, devido a pendências com o processo de migração da concessão para o FM. Os rumores então se fazem reais, mas na programação, tudo segue normal, sem alardes de um possível desligamento até agora.

RODA E AVISA

Ouvintes registram a saída da Rede Fé dos 102,7 MHz de Campina Grande – PB. A rádio, cujo nome original é Lagoa Seca FM, foi flagrada repetindo o sinal da Correio 98 de João Pessoa. A Rede Fé é a primeira emissora brasileira que conheço que transmite os conteúdos da World Last Chance, seita evangélica mantida por um ricaço egípcio que ataca as demais doutrinas e defende a ideia da terra plana. Mesmo fora do ar em Campina, a rede evangélica segue no ar pela 102,1 FM de São Gonçalo do Amarante – RN.

Está no ar em definitivo a ON FM 106,3 de Sumaré – SP. A emissora do segmento pop entra no lugar da Rede Deus é Amor, que até o momento ainda não tirou a menção à frequência de seu prefixo exibido de hora em hora. E o projeto dos caras é de formar uma rede futuramente. Vamos ver se isso sai do papel.

DE CASA NOVA

O experiente radialista cearense Fred Dias está de volta à rede Plus FM, do jornalista Donizete Arruda. Antes, ele estava no projeto de webrádio do Rasga Baleia.

UNIÃO SINISTRA

Como parte do pacote de novidades em comemoração aos 35 anos da TV Antena 10, a emissora do seu José Elias Tajra fechou uma parceria de conteúdo com a Teresina FM 91,9. A rádio tem programação adulta/jornalística e de noite arrenda espaço pra IPDA, como escrevemos aqui na coluna ainda em junho. De certa forma, é o retorno da Antena 10 ao rádio desde o fim da Jovem Pan 94,9 de Teresina, em meados de 2012. Desde então, a frequência 94,9 (de propriedade da afiliada da Recó) está arrendada pra Rede Alelouca. A Antena 10 também tem em seu nome a concessão dos 1050 kHz, que estava engavetada até ser resgatada pelo médico Paulo Henrique. A intenção dele é migrar a emissora pro FM e colocar a Rádio Integração Poty em operação, mas até agora, está só na promessa.

NUVEM DE INCERTEZAS

Difícil saber qual será o destino da tradicional Rádio Cultura 1360 AM de Paulo Afonso – BA na migração para o FM. O grupo da emissora já tem a Cultura FM 92,7 na mesma cidade. Embora cite ambas frequências em suas redes, só conteúdos sobre a 92 são postados. No streaming, a 1360 vive no vitrolão e calhaus nos intervalos, isso já há alguns anos. Não sabemos se a frequência AM segue ativa ou já foi desligada.

MEU FI, TU VAI VER COISA

Algo que eu nunca imaginaria ver: Laércio Andrade de terno e gravata. Ele agora é merchandete do Tem de Tudo na TV Cidade Verde, além de gravar matérias para o quadro “CV Comunidade” no Jornal do Piauí. Mas pra fazer merchan, acho que não precisa se emperiquitar todo… Ainda mais em período de B-R-O-BRÓ, que pede roupas mais leves.

JAMANTA NÃO MORREU

Mesmo fora do dial, a Rádio Cidade do Rio de Janeiro segue fazendo ações de publicidade. A bola da vez é a volta do Invasão da Cidade, desta vez em forma de festival neste sábado e domingo (19 e 20). Várias bandas e comunicadores da Cidade irão se revezar em um palco montado no Terraço Boulevard. Além das bandas homenageando grandes artistas e conjuntos, no espaço também estarão presentes stands de gastronomia e cerveja artesanal.

NOVA EMBALAGEM

Seguindo a linha da modernização, o “Programa Carlos Santos” na Rádio Marajoara 1130 de Belém – PA virou podcast já tem um tempinho. O programa é transmitido também pela TV Marajoara, no espaço antes dedicado ao “Carlos Santos na TV” – sábados, às 10 da manhã.

QUEIMANDO LARGADA

Já tem rádio se antecipando e anunciando promoção pro Dia das Crianças, mesmo faltando mais de 1 mês e meio para a data. A emissora em questão é a RDR Rede de Rádios 101,9 FM de Paranavaí – PR, que está sorteando celulares, bicicletas e outros prêmios em parceria com o comércio local.

ONDAS CURTAS

A KBS World Radio realiza sua pesquisa anual de satisfação para saber o que os ouvintes acham da programação, por onde eles escutam as transmissões diárias e que sugestões eles têm para a emissora. Para nós radioescutas, é um meio importantíssimo de garantir a permanência da KBS na onda curta. A pesquisa pode ser preenchida até o início de setembro no site http://world.kbs.co.kr/spanish/.

EU RECOMENDJO

O artigo “TV Comunitária no Brasil: Aspectos Históricos”, de Cicilia M. Krohling Peruzzo (https://bocc.ubi.pt/pag/peruzzo-cicilia-tv-comunitaria.html) . A pesquisa descreve os primeiros experimentos de TV livre no Brasil, bem como as iniciativas de televisão de baixa potência, TV a cabo comunitária e TV de rua realizadas nas décadas de 1980 e 90.

Tem alguma sugestão de pauta pra nossa coluna? Envie para [email protected] ou pelo Insta: @ianjosesilvalocutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *