Ao Pé da Antena – 19/6/2023

EMPURRÃOZINHO

Relatos de ouvintes mostram que o sinal da Melphis FM 99,7 de Amparo/Campinas – SP está entrando na capital São Paulo com intensidade estranhamente forte. Há suspeitas de que exista uma repetidora pirata na mesma frequência ampliando o sinal da Melphis para a capital.

IDEIA DE JERICO

O Programa da Tarde, da Rede Meio Norte, inventou de filmar pessoas aleatórias na rua e oferecer 300 reais à primeira pessoa que reconhecê-las. Seria bom se, em vez disso, a pessoa filmada metesse logo um processo por uso indevido de imagem e ganhasse muito mais que 300 lulys…

DEPOIS DA TRAGÉDIA

Em meio à cobertura do atentado a uma escola na cidade paranaense de Cambé, a emissora local Rádio Cidade 770 tentou tocar o barco da maneira que foi possível. O programa Prosa e Viola, apresentado pela também educadora Fátima Mandeli, foi todo dedicado ao assunto, com flashes ao vivo e comentários criticando o enfoque exagerado do governo em equipar as escolas com a mais alta tecnologia e esquecer da segurança básica.

MAIS UMA, MENOS UMA

A Educadora AM 1250 de Crateús – CE já está anunciando sua migração para os 95,7 MHz. A emissora, mantida pelo Grupo Ita – que administra também um laboratório de análises clínicas e uma rede de farmácias – promete alcance em todos os “sertões de Crateús e parte do Piauí”.

TRISTE FIM

Foi declarada extinta no último dia 29 de maio a concessão dos 580 AM de Campo Grande – MS. A frequência, que por muitos anos abrigou a histórica Rádio Educação Rural, desde meados de 2000 repetia o sinal da Rede Imaculada (antiga Milícia Sat). A Associação Milícia da Imaculada, inclusive, chegou a dar entrada no processo de migração da frequência, mas entraves financeiros impediram o prosseguimento. A outra emissora da Rede Imaculada no estado, a 1060 AM de Dourados, até onde se sabe segue no ar com baixa potência, sem perspectiva de migração.

BRILHA UMA ESTRELA

A RedeVida completou 28 anos ontem e ganhou uma marca d’água comemorativa (bem bonita por sinal), exibida durante toda a segunda.

PASSOU VERGONHA

Bicho, é sério que ainda hoje tem TV que comemora transição para o sinal HD? Isso é no mínimo vergonhoso. Emana amadorismo do mais puro.

GREGOS E BAIANOS

A escolha de Eloy DeCarlo pra ser voz-padrão da Manchete 760/76,9 do Rio em sua nova fase parece não ter agradado a todos. Alguns desocupados em grupos de Facebook estão comparando a nova plástica da Manchete às antigas vinhetas da Fanática FM, que também eram na voz de Eloy. Difícil achar algo que agrade esse povo…

SUCESSO EM QUALQUER LUGAR

Como um cara que curte coisas nostálgicas, fiquei felizaço com a volta do jingle da década de 1960 do Armazém Paraíba como parte das comemorações dos 65 anos da rede de lojas. Teve algumas adaptações na letra original, como não podia deixar de ser, mas é bom ver que eles não negam as raízes… Afinal, esse jingle foi o primeiro case de sucesso de muitos que marcariam a infância e juventude de toda uma geração…

ONDAS CURTAS

20 anos depois da criação do promissor padrão de rádio digital DRM e ainda não temos receptores a preços acessíveis no Brasil. É preciso falar com pessoas que fazem a intermediação com as fábricas para conseguir um receptor DRM importado e ainda desembolsando cerca de 1000 reais, numa prática que parece saída dos anos 1970 (quando as importações eram restritas e tínhamos que apelar pros bootlegs nacionais). Foda que nem isso nós temos aqui…

O transmissor de 11815 kHz da Rádio Brasil Central de Goiânia volta e meia solta espúrios nas frequências adjacentes. Hoje cedo captei alguns desses espúrios na faixa de 11880 kHz. Na verdade, é um milagre que esse transmissor ainda esteja funcionando, nas condições em que o sistema irradiante da RBC se encontra…

EU RECOMENDJO

“O que está acontecendo com a Kabum!?”, do canal Elementar (https://www.youtube.com/watch?v=I381nqMBwO4). Vídeo bem interessante sobre a formação de um oligopólio do varejo virtual, e o fim trágico de um dos primeiros sites segmentados de produtos de tecnologia.

Tem sugestões de pautas pra nossa coluna? Contate-nos pelo [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *