
Depois de mais de 2 meses, estamos de volta nesta bagaça. De computador novo, mas com o mesmo Office 2007 de pendrive e com o celular sofrendo pra carregar ligado neste calor do caralho. Até onde der pra seguir, sigamos.
SEGUNDA É DIA DE PÉ NA BUNDA
20h de segunda-feira, 23 de outubro. Os ouvintes da Jovem Pan News FM 97,5 de Bauru estranham a emissora estar fora do ar após Os Pingos Nos Is. Ainda na noite de segunda, o Tudorádio dá a nota oficial de desligamento (unilateral) da emissora pela rede. A justificativa era de que a afiliada bauruense não estava seguindo as normas de conformidade com a linha editorial da rede e violava os termos de serviço do YouTube.
O estopim da desafiliação pode ter sido o projeto “Goleada Brasil”, pedido de PIX travestido de promoção para contornar a desmonetização do canal da rádio no YouTube. De início, a JP News Bauru estava passando o PIX na caruda; depois de levar uma chamada da rede, resolveram criar um “sorteio baseado em inscrição”. Duas semanas depois, a parceria foi cortada.
Depois do susto, a 97,5 FM retomou a marca Rádio Auriverde e resgatou algumas vinhetas ainda do tempo do AM 760. Durante a programação local de terça (24), o apresentador e diretor da rádio Alexandre Pitolli deu um show de indiretas à antiga rede, anunciou parceria com a equipe do programa Oeste Sem Filtro e citou várias vezes uma cláusula do contrato com a Pan que proibia a divulgação de detalhes internos ou técnicos da rede, alegando que cumpriu tudo até o fim. Disse também que foi hostilizado por diretores da Pan e que “sentia que sua cabeça seria a próxima a rolar” depois da saída de Tiago Pavinatto e outros nomes da rede.
Agora, a nova Auriverde se junta à Pop FM de Itapetininga na lista das emissoras chutadas da JPNews após excessos. Se eles souberem aproveitar o hype que conseguiram com esse episódio (a comoção foi tanta que o chat da rede no YouTube foi tomado por ouvintes cobrando uma posição sobre a desafiliação), o sucesso está garantido. Isso até a concessão dos 97 ser posta na berlinda como aconteceu com a ex-rede madrinha…
LIGADONA EM VOCÊ
Uma das bombas da semana foi a troca de afiliação da Band na Paraíba: após 25 anos com a atual TV Manaíra, agora a rede dos Saad vai para a TV Arapuan. No pacote, está prevista a saída da IPDA dos 101,1 FM de João Pessoa para a entrada da Bandnews FM. Mal a parceria já foi anunciada e a Arapuan já abriu a boca nos programas ao vivo falando sobre a assinatura do contrato com a Bandola. Até uma suposta grade local adaptada ao formato da nova rede vazou nos grupos de zap, e o mais engraçado: representantes da própria Arapuan estão indo atrás de quem compartilhou o esboço, chegando a ligar para os envolvidos. O que reforça a suspeita de que a grade seja oficial.
EM PÉ DE GUERRA
Em Messias – AL, polêmica envolvendo a rádio comunitária Messias FM 87,9: durante uma entrega de cestas básicas, o prefeito Marcos Silva teceu críticas em tom de ameaça de fechamento à emissora, especialmente por causa do programa “Tô de Olho” (apresentado por Ivana Montenegro) e suas denúncias sobre a gestão. A ABRAÇO Alagoas lançou nota de repúdio às falas do prefeito, e um ato de protesto foi realizado na sexta (27) em frente à Câmara Municipal da cidade.
SERÁ QUE VEM AÍ?
Circula em grupos do Whatsapp do Ceará um conjunto de vinhetas de uma suposta nova rádio gospel que ocuparia os 105,1 FM de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza. O jingle menciona o nome “Ave Cidade FM”, mas não há nenhuma indicação de qual denominação estaria por trás do projeto. A frequência, aliás, é do mesmo dono da rede Plus FM.
QUEM ACREDITA…
Após mais de 20 anos buscando a legalização, a Rádio Verona FM de Teresina – PI finalmente logrou ser reconhecida como uma rádio comunitária. Fundada pelos padres italianos em 1997, a Verona operou em diversas freqüências durante sua trajetória e sofreu com as operações da ANATEL – uma delas que, indiretamente, causou a morte de uma colaboradora da rádio. Com a conquista da outorga, a Verona mudou sua frequência para os 87,9 FM. Por um lado é bom porque agora ela está nos conformes e pode se beneficiar disso, por outro ela perde a cobertura na região do Dirceu Arcoverde graças à Atalaia FM, outra comunitária recém-instalada no conjunto de bairros…
DÁ COM UMA MÃO, TIRA COM A OUTRA
Uma das últimas ações de Hélio Doyle à frente da presidência da EBC foi modificar parte da programação das rádios estatais. Agora, as rádios Nacional e MEC exibirão programas de rádios parceiras, como a Inconfidência de BH e Educadora da Bahia. Na Nacional, o “No Mundo da Bola” ganhou mais 10 minutos e agora começa às 18h30. No entanto, o “Bate-bola Nacional” foi limado da grade. A atração, que marcou época como uma resenha esportiva de 1 hora na faixa do meio-dia, foi perdendo espaço na grade a partir de 2017, quando foi dividido em 3 edições e a partir de 2019, ficando restrito a uma faixa de 20 minutos ao 12h40 e sendo apresentado por Astrid Nick. Agora que o Doyle foi chutado por mexer com quem não devia, talvez revertam a decisão e tragam o programa de volta… Assim esperamos.
TÔ INVISÍVEL, TÔ INVISÍVEL
Ainda sobre esse anúncio de parcerias da EBC com rádios e TVs por todo o Brasil, está prevista também a implantação de vários canais universitários em alguns estados. O Piauí, por já ser contemplado com uma concessão da empresa estatal, não entrou na lista. A concessão em questão é a da Universitária FM 96,7 de Teresina, gerida em parceria com a UFPI desde 2007. A estrutura da emissora é até bem montada, mas infelizmente ela não recebe a atenção que deveria até na área de manutenção. Pra vocês terem ideia, a rádio passou mais de um ano e meio operando em potência reduzida graças a uma ventania que derrubou a torre no final de 2020.
MENOS DUAS
A Rádio Espírito Santo 1160 AM de Vitoria – ES desligou em definitivo seu transmissor de onda média na quinta-feira (26), após 83 anos muito bem vividos. Com isso, ela fica somente nos 89,1 FM. Na prática, agora só sobram emissoras religiosas no ar em AM no estado: as rádios Capixaba 1050 de Vitória e Itaí 1350 de Iúna e a Novo Tempo 730 de Vitória. A Rádio América 690 de Vitória, da arquidiocese, também está prevista para migrar, mas não há informação se ela continua no ar ou se desligou pra aguardar o processo.
Outra que pendurou o boné em definitivo foi a Verdes Mares 810 AM de Fortaleza – CE. Após o desligamento da frequência no fim de agosto, a devolução do canal à União foi efetivada nesta semana. Enquanto o processo de extinção da frequência não era chancelado, o departamento técnico do SVM tomou a estranha decisão de deixar o transmissor ligado só na portadora, fato observado por dexistas do Ceará e estados vizinhos. Agora, o canal 810 AM está limpo e pronto para os radioescutas tentarem alguma captação mais distante.
MIGRAÇÃO EM MANCHETE
A cada dia, cresce a cobrança por parte do público em cima da Rádio Manchete do Rio para passar para os benditos 76,9 FMe. O que a cabeça do Raphael de França não deve ferver a cada pergunta sobre a migração… Infelizmente é o mal de anunciar as coisas com antecedência. Isso me lembra do caso da Tropical FM de Porangatu – GO, que passou mais de 5 anos anunciando a migração e fez até 3 logos diferentes para a nova frequência antes da mesma entrar em definitivo. A estratégia da Manchete é até entendível, afinal se não houvesse a garantia lá na frente nem valeria a pena botar o projeto no ar, mas vai explicar isso pro afegão médio…
TEM PRENDA NOVA NA QUERÊNCIA
Estreou na segunda (23) a Feliz FM 89,1 de Lajeado – RS, migrante da Rádio do Vale AM 820 (que teve que migrar às pressas devido ao alagamento de seu parque de transmissão nas enchentes de setembro passado). A nova emissora tem como slogan “alegria de viver” e aposta no tradicionalismo como base da sua grade, com foco nas chamadas bandinhas e músicas de baile. Alguns programas do gênero que estavam na Rádio Independente de Lajeado, do mesmo grupo da 89, foram remanejados para a nova frequência. Vamos ver por quanto tempo o projeto sobrevive sem ser notificado pela Paz e Vida por uso indevido de marca…
Outra migrante gaúcha a dar as caras é a Aratiba FM 107,9, da cidade de mesmo nome. A emissora segue o formato popular/jornalístico adotado por muitos anos no AM 900 e deverá atingir cidades importantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, graças à sua nova concessão de classe A3.
E NA RÚSSIA BRASILEIRA…
A Rádio Educadora 1300 AM de Dois Vizinhos – PR é mais uma a concluir o processo de transferência para o FM. A estação inaugurou o FM 107,3 na manhã da sexta (27), com a presença do diretor Giovani Pagnoncelli e um discurso da irmã, a apresentadora Renata Pagnoncelli. A rádio opera agora com modestos 1 KW de potência no FM, classe B1.
SEIS POR MEIA DÚZIA
Sai a Deus é Amor, entra a Rede Alelouca. Os 93,1 FM de Joinville – SC nunca estiveram tão bem frequentados (pelo menos em termos financeiros). A previsão de estréia da rede do Macedão na frequência é para o dia 1º de novembro.
DE CARA NOVA
Após alguns perrengues, estreou na última terça (24) o novo cenário e pacote gráfico do Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde/SBT. O ambiente agora conta com três videowalls, aproveitando ao máximo o espaço que antes era dominado pelos azulejos de piscina. Só é estranho o espaço entre os telões ser totalmente cinza; não há um detalhe em alto-relevo, um tapume, nada. Só a parede cinza, os telões e o chão branco. Espero que em breve tentem corrigir isso, nem que seja adicionando linhas sutis ao cenário. E que os videowalls não fiquem restritos só ao JPI, pois fica feio um noticiário em horário nobre como o Jornal Cidade Verde ficar apenas no tapume e na bancada…
APESAR DO TEMPO CLARO
As fortes chuvas na tarde da sexta-feira (27) na região de Presidente Prudente – SP causaram diversos estragos. Entre eles, a queda da torre da rádio 99 FM do Grupo Fronteira, que tinha sido descontinuada dias antes. As redes sociais e o site da 99 agora redirecionam para a nova Rádio Fronteira FM 102,3, migrante do AM 1380 e que absorveu os profissionais da antiga rádio popular do grupo. A previsão era de que a 99,9 FM voltasse a ser uma emissora educativa, mas agora com essa queda da torre provavelmente o projeto subirá no telhado…
Outra cidade afetada pelas chuvas essa semana foi Capanema, no Paraná. O teto do estúdio da Massa FM 88,7 desabou na noite da segunda (23), danificando alguns equipamentos. A torre de transmissão da rádio também foi atingida. A emissora do glorioso Valdomiro Cantini, no entanto, conseguiu restabelecer o sinal já no dia seguinte e retornou com sua programação local.
CANTINHO DOS ABREU
Depois da LBV sair dos 1230 AM de São Paulo e ocupar o canal da Rádio Nova Morada, a faixa AM voltou a sua denominação original de Rádio Atual. Inicialmente, a emissora estava tocando só forró e piseiro, mas já está diversificando um pouco mais a playlist. Até funk entrou no meio. Agora, algumas locuções ao vivo estão aparecendo na rádio. Dúvida sincera: como que os caras conseguem contatar as rádios do Abreu pra fechar arrendamento ou mesmo anunciar? Porque não se acha um email, um número de telefone atualizado… Acho que pra conseguir algo nesse naipe o jeito é subir o prédio da Paulista 2200 e falar téte a téte com os responsáveis.
RÁ IÉ IÉ
Segundo relatos, um locutor da Novabrasil FM do Rio de Janeiro andou caindo na pegadinha do “simas turbo” no ao vivo, na tarde deste sábado (28). A sobrecarga de funções em cima dos locutores aumenta a chance de cair numa presepada dessas.
INDO CADA VEZ MAIS LONGE
A propagação em FM tem proporcionado agradáveis surpresas aos dexistas do Norte e Nordeste, especialmente da Paraíba. Por lá, alguns colegas têm pego rádios FM do Sul do Brasil e de países vizinhos como Argentina e Paraguai. Até FMs africanas deram um jeito de aparecer via saltos de propagação.
INSISTINDO NA EXPANSÃO
Depois de uma incursão parcialmente bem-sucedida pelo Norte do país, a FM O Dia retoma seu projeto de rede, agora com afiliadas em Macaé – RJ e Cuiabá – MT. Esta última estreou na quarta (25), durante o programa FM O Dia Retrô.
MISTUREBA QUE DEU CERTO
A Rede Capital FM de Mato Grosso do Sul conseguiu juntar os temas mais discrepantes num mesmo programa: Paixão Nacional. No ar de segunda a sexta às 5 da tarde (hora do MS), a revista eletrônica aborda desde futebol até dicas de saúde, passando por fofocas da TV, enquetes, música e flashes do trânsito. Parece tudo muito desencontrado, mas o formato dividido entre 4 apresentadores dá a dinâmica necessária pra atração poder andar.
VEM AÍ A PRÓXIMA ATRAÇÃO
A Laguna FM 102,1, da cidade de Jardim – MS, anuncia em seus intervalos a estreia do “Domingo Premiado”. Com a apresentação de Regina Helena e Jaime Echeverria, a atração voltada à música e prêmios fará seu debut is on de teibou dia 5 de novembro, das 11h às 13h30 (hora do MS).
SONINHO BÃO
Que a Voz do Brasil é um sonífero natural, ninguém discorda. Só que em alguns casos, o efeito entorpecente é tamanho que os operadores não conseguem se recompôr a tempo. Foi o que aconteceu na Voluntários FM 100,9 de Ouricuri – PE, que passou quase 20 minutos muda após o noticiário estatal nesta sexta (27). Depois disso, ela voltou com seu vitrolão noturno como se nada tivesse acontecido. Brincadeiras à parte, é mais provável que tenha sido um problema na automação.
Q. E. P. D.
Dois trabalhadores morreram na última segunda (23) durante o desmonte da torre AM da Rádio Municipalista, de Botucatu – SP. A estrutura de 20 metros de altura cedeu e levou os profissionais que a escalavam. Eles prestavam serviço para uma empresa de Sumaré – SP, voltada à montagem e desmontagem de torres de transmissão.
Faleceu na segunda (23) Siegfried Lange, político e fundador da Rádio Pomerode FM de Pomerode – SC. Chico Lange, como era conhecido, tinha 87 anos e também ajudou a instalar o sinal de TV em Pomerode e a criar a rádio Portal FM, emissora comunitária da cidade. A causa da morte não foi divulgada.
O humorista cearense Valdir Henrique “Dr. Piru”, de 54 anos, foi encontrado morto na sexta-feira (27) em uma praia de Cascavel, na grande Fortaleza. O corpo do humorista tinha perfurações de tiros. Em sua carreira, ele chegou a trabalhar com nomes como Tony Nunes, Mução e Tom Cavalcante, onde ganhou maior notoriedade.
Um acidente de carro na madrugada deste sábado ceifou a vida do repórter Anderson Hentges, da TV Centro América de Sinop – MT. Ele tinha 28 anos e chegou a fazer entrada ao vivo no jornal MT2 da sexta (27), horas antes da tragédia. O profissional, embora jovem, tinha anos de experiência em comunicação e estava fazendo um MBA na área.
ONDAS CURTAS
Enquanto as ilustres cabeças pensantes do MiniCom brasileiro discutem a migração da onda tropical para o FM, países como o Peru ainda têm emissoras que valorizam a faixa. Um exemplo é a Rádio Pitumarca de Sicuani, que opera em 4930 kHz usando a concessão da Radio Sur Andina. O sinal dela chega com certa dificuldade ao Brasil de noite, mas chega. Outra rádio peruana que transmite na faixa dos 60 metros é a Senda Cristiana, da região de Arequipa. Ela irradia seus sinais em 4820 kHz, e consegue ser sintonizada nas regiões Sul e Sudeste do país à noite.
EU RECOMENDJO
Uma raridade que caiu em nossas mãos: trechos da programação da Tupi FM 96,5 do Rio de Janeiro em sua fase “Stereo Espetacular” (https://www.youtube.com/watch?v=MXO7YChe02M). Não sei ainda a data exata, mas pela menção às festas juninas em um comercial dá pra saber que as gravações eram de um mês de junho. A pessoa que gravou essa fita e tantas outras era fãzaça de música instrumental: só da Scalla FM de São Paulo, são mais de 10 fitas que nós adquirimos. Outras fitas também têm conteúdos da RTC Cultura FM, que postaremos em breve no YT.
—
Não é garantia que manteremos a constância, mas tentaremos continuar soltando esta coluna sempre às quartas e sábados. Adoraria manter a constância de antes, mas fatores externos falam mais alto. No mais, sigamos juntos!
Tem alguma sugestão de pauta pra nossa coluna? Envie para [email protected] ou pelo Insta: @ianjosesilvalocutor