
TRISTE FIM
Informações dão conta de que a Rádio Pelotense AM 620, a primeira rádio a entrar no ar no Rio Grande do Sul em 1925, poderá ser desativada no fim deste mês para voltar apenas no FM. O terreno do transmissor já foi vendido e a concessão também pode ser colocada à venda pra quem queira bancar a migração, segundo rumores. Digo “pode” porque a Pelotense não dá sinais de que pode fechar em breve; até programa novo eles estão anunciando. Mas a fonte afirma que os funcionários já receberam aviso prévio. Entramos em contato com a emissora para conseguir uma resposta oficial, mas até o fechamento desta coluna, não tivemos retorno. Se verdade for, é a pá de cal em uma história de quase 1 século. Só aqui neste país mesmo…
MAIS UMA, MENOS UMA
Falamos aqui na última edição da Rádio Clube 1510 AM de São Manuel – SP, que completou 84 anos no fim de julho. Pois bem. Hoje sai a informação de que ela vai fazer parte da Rede Clube Brasil na migração pro FM. Quero ver a reação do pessoal de lá ao saber disso… Quem vai gostar muito é a galera da Nova FM 102,5, que teve a decência de manter programação 100% local mesmo depois de migrar. Melhor de tudo são as chamadas de expectativa para a mudança, reforçando a chegada de “novos amigos” e que a rádio vai passar a operar 24 horas por dia.
JABUTICABA EXPLOSIVA
Um projeto de lei inútil, mas perigoso, pode voltar à pauta em breve no Congresso. É o PL 490/2011, de autoria do então suplente de senador Roberto Cavalcanti do PRB/PB (ninguém menos que o DONO do Sistema Correio). O projeto quer proibir as rádios comunitárias de usarem a denominação FM, é mole? Embora tenha ficado adormecido esses anos todos, o projeto foi resgatado graças à mudança de nome na Comissão de Comunicação, e foi apresentado para propostas de emenda. Se depender dos cidadãos que estão à frente das frentes em defesa das RadComs, capaz desta merda ser aprovada sem ressalvas…
COMEÇAR DE NOVO
Na cidade piauiense de Isaías Coelho, a antiga Rádio Tamboril FM 100,1 (livre) foi desativada após a associação à qual estava ligada conseguir uma concessão comunitária. Agora com tudo nos conformes, a emissora está operando em 87,9 e mudou de nome para Santa Isabel FM.
RODA E AVISA
Já está no ar a migrante da Rádio Educadora 1250 AM de Crateús – CE, em 95,7 FM. A rádio promete ter cobertura em várias cidades tanto do Ceará como do Piauí. Vejamos como eles se saem.
A 95,3 FM de Imbituva – PR, que antes estava com a Rádio T, mudou de nome para Rádio América e está com programação local.
SOB NOVA DIREÇÃO
A Jovem Pan FM 94,1 de Chapecó – SC agora faz parte do Grupo ND (antiga RIC SC). A emissora passará a operar em breve em novas instalações, na central de produções do grupo em Chapecó.
APESAR DOS CONTRATEMPOS…
Inicialmente prevista para estrear ontem junto com a afiliada de Itapetininga, a Jovem Pan Vale do Aço 103,5 FM de Ipatinga teve sua estreia levemente adiada e engatou na rede hoje ao meio-dia.
JAMANTA NÃO MORREU
Um ouvinte relata a situação da 106,5 FM de Miguel Pereira – RJ, ex-Cidade FM Rio: “durante o dia funciona um vitrolão gospel até as 19h. A partir das 20 horas, entra uma programação da Igreja Evangélica Renovada em Cristo, de Campinas – SP. Provavelmente um arrendamento do canal neste período. Vamos ver se vai arrendar tudo em definitivo…”
DE VOLTA PRA CASA
A competente repórter Aparecida Santana voltou a bater ponto na TV Alvorada de Floriano – PI (ou o que sobrou dela) após um período de férias. Na foto que ela tirou marcando o retorno, quem rouba a cena são os equipamentos antigaços da emissora que ainda estão presentes na sala do máster, entre eles um videocassete da SEMP. Pena que o espaço da sede é pequeno, dava pra montar um museu bacana por lá…
HABEMUS VAGAS
A Rádio Mais Hits FM 100,7 de Paranavaí – PR está com vagas abertas para estagiário e comunicador, trabalhando na sede. Interessados devem mandar currículo e demonstrativo para o email [email protected] ou para o Whatsapp (44) 3446-6000.
CADA VEZ MAIS LONGE
Registro feito pelo canal do Youtube Rádio Escuta no último dia 1º mostra que o sinal da Rádio Bandeirantes Rio no FM estendido (84,9) conseguiu chegar até a grande São Paulo via propagação, colidindo com a moribunda GRU FM 84,7. O Grupo Band tem a faca e o queijo na mão, mas pra variar, deve deixar a rádio ao Deus dará pra focar na queridinha Fluminense-digo, Bandnews FM…
NEM COM REZA
Presença na Internet hoje é indispensável, ainda mais pra rádio. Mas tem emissora que mesmo tentando não decola. É o caso da Esperança AM 1390 de Porto Alegre – RS, cujo canal no Youtube passa o dia em live. Mas se tem 20 ou 30 visualizações por vídeo, é muito. Nem o prefixo dela, postado por nós, conseguiu atrair interesse – é o menos visto da Enciclopédia, com cerca de 200 views.
ONDAS CURTAS
A Yoruba Nation Radio/TV, emissora voltada para a comunidade ioruba na Nigéria e em diáspora, anuncia que irá passar a transmitir em ondas curtas a partir de amanhã (5). Ela irá operar em 17735 kHz às 16h de Brasília, aos sábados e domingos. A transmissão é feita desde Wooferton, no Reino Unido.
EU RECOMENDJO
O canal JB+ Trilhas da TV no YouTube (https://www.youtube.com/@JBTrilhasdaTV). Mantido por Jonathan Balthazar, o canal contém trilhas raras usadas em TVs e rádios nos anos 80 a 2000 (as chamadas trilhas brancas, distribuídas por produtoras obscuras pra uso específico em produções de mídia). Com pesquisa própria e ajuda de colaboradores, aos poucos mais raridades vão surgindo por lá.
Tem alguma sugestão de pauta pra nossa coluna? Envie para [email protected] ou pelo Insta: @ianjosesilvalocutor