
MEU PAPAGAIO 3
O radialista Geraldo Carvalho, da FM Jornal de Aracaju, continua cravando que a Rádio Princesa da Serra 830 AM de Itabaiana está em processo de venda para o empresário e político Agnaldo de Verso. Agora soltou que o dono da rede Rio FM, Teixeira Caminhões, junto ao político Valmir de Francisquinho, está atrás de uma concessão à venda na capital sergipana. Não sou fã de boatos, mas se o cara solta essa numa rádio de alcance estadual, não serei eu o culpado em replicar…
ERRO DE CÁLCULO
Uma FM conhecidíssima da capital paulista vinha amargando baixas posições nas últimas pesquisas do IBOPE. Os metidos a inteligente criados a leite com pêra que vivem em suas bolhas regadas a Antena 1 e Transamérica diziam que a culpa era da própria rádio, que não se firmaria num mercado como SP. A razão do baixo share no entanto era outra, bem mais boba: a emissora, que antes tinha perfil jornalístico, apontava suas antenas pra zona sul de SP, onde o povo não consome rádio popular. Nas regiões onde o público do estilo se concentra, o sinal era péssimo. Demoraram muito pra notar o erro, mas pelo menos já estão corrigindo.
MIGRAÇÃO EM MANCHETE
Meses atrás soltei no perfil da Enciclopédia do Rádio no Insta que a Rádio Manchete 760 do Rio de Janeiro teria registrado a marca “Rádio Amiga” como possível novo nome na ida pro FM estendido. A razão? Fundação Renascer, que embargava todo e qualquer pedido de registro da marca Manchete no INPI. Só que a família Bloch deu um jeitinho e conseguiu registrar o nome Rádio Manchete. Agora é cuidar da nova programação, que já conta com nomes como Raphael de França, William Travassos e Fernando Ribeiro “Cabeção”, segundo apurou o Audiência Carioca.
ENQUANTO ISSO, À ESQUERDA DO DIAL
Falando em rádio do Rio, quem aí lembra da Carioca AM 710 que voltou à tona em 2020 e teve até Beto Brito arrendando horário pra passar o Planeta Rei? Ninguém? Pois é… Ela segue no ar sim, pelo menos no streaming. Tem alguns programas esparsos, mas na maior parte é vitrolão. Vamos ver o que sai dela na migração.
CANTINHO DO ABREU
Não bastasse a Rádio da Cidade 1370 AM estar desligada há mais de ano, agora é a Vibe Mundial 660 de SP que está cambaleando com sinal fraquíssimo, quase fora do ar. Não se sabe se em definitivo ou é algo corriqueiro. Lembrando que ela já está ativa no FMe e chegou a transmitir o sinal da Scalla FM pelo tempo recorde de 12 horas. Eita hemorroida que coça…
RODA E AVISA
Girou o pião em Brasília. Mais FM 101,3, do dono da Rede Brasil Marcos Tolentino, virou Viva FM. Mas também, três rádios com o mesmo nome perto uma da outra é pra confundir qualquer um. Nesse caso, quanto menos, melhor.
“ATENÇÃO, OPERADORES…”
O ouvinte de Teresina que quer escutar rádio à noite já sabe de onde fugir: 91,9 MHz. Depois da Voz do Brasil, a Teresina FM (que adota uma grade jornalística/MPB de dia) cede os microfones para a gritaria e pregações dos pastores da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Talvez por isso ela não seja tão querida pelos Ubers, mas se o dinheiro tá entrando, pode até estourar os tímpanos do ouvinte…
CAIXINHA, LOMBARDI
Comercial é sempre bom e ajuda a manter a rádio no ar, mas em excesso espanta o ouvinte. Isso qualquer um sabe. Menos o pessoal de uma FM de Floriano – PI, que solta fucking meia hora de anúncios de um programa pra outro. Não sei se é tapa-buraco enquanto o locutor do horário não chega ou se é uma prática corriqueira, mas porra, meia hora de anúncios é de torar… E é a mesma sequência de comerciais repetida ad infinitum. Até decorei a ordem.
NEEEAAAAHHHH
Como apresentador de programa independente sou suspeito pra falar, mas tem alguns programetes por aí que beiram o ridículo… Num deles, a moça lê fofocas dos famosos forçando um sotaque carioca horrendo. Até um amigo meu que mora no RJ reprovou.
AÍ FOI DE TORAR
Mais uma pérola de um grupo do Facebook sobre rádio: um cara chega perguntando quanto uma FM educativa com alcance de 15 mil ouvintes pagaria mensalmente ao ECAD. O ADM do grupo, que não mostra nome nem rosto, vai e mete essa: “deve ser 500 reais mensais”. Sonha, Alice. A máfia do ECAD nem em sonho cobraria tão barato. Se houvessem culhões neste país, já teríamos uma CPI dessa entidade há muito tempo.
ONDAS CURTAS
Pra quem tem curiosidade de saber como é a mídia da Coreia do Norte, a rádio estatal do país brinda os ouvintes do mundo todo com uma hora diária de canções exaltando o regime e comentários falando o quão grande e benevolente é o glorioso líder Kim Jong-Un. A Voz da Coreia pode ser ouvida em idioma espanhol todos os dias, a partir das 7 da noite (hora de Brasília), em 15245 KHz, faixa de 19 metros. Se você não tiver um radinho de pilha à mão, pode escutar ela através dos receptores KiwiSDR espalhados pela Internet.
EU RECOMENDJO
“Entre plantações de morangos, florestas e oceanos”, de Octavio Penna Pieranti (2022, FAC/Livros). O livro conta em detalhes como se deu o processo de criação da Radiobrás a partir de um projeto faraônico de parques de transmissão em Brasília, Mamanguape – PB e Boa Vista, passando também pela experiência fracassada da Rádio Nacional do Rio nas transmissões ao exterior, a mudança de foco para a Amazônia e os inúmeros problemas de gestão que se arrastaram mesmo depois da criação da EBC.