
RODA E AVISA
A Rádio Três Fronteiras 1530 AM de Campos Sales – CE está em processo de transição de gestão. A emissora, que hoje é comandada pelo grupo do médico e ex-prefeito José Lourenço Arrais, vai ser assumida no segundo semestre de 2023 por pessoas ligadas ao prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa (que já tem participação no quadro societário). Há a possibilidade de uma nova programação ser lançada; hoje, a Três Fronteiras tem apenas dois programas diários ao vivo e ocupa o resto da grade com produções da KF Mídia e Rádio Estúdio Brasil. A migração dela para os 88,5 MHz deve acontecer até o fim do ano.
MA OE
Vi parte do especial de 60 anos do Programa Silvio Santos e não tenho do que me queixar, em termos de imagens pra ilustrar a história do programa o pessoal do SBT foi fundo. A galera das cronologias vai à loucura. E é assim que tem que se fazer homenagem mesmo, puxando coisas de arquivo que nem quem participou se lembra. Única bola fora foi não termos as imagens da piada do bambu em alta qualidade, e não venham me dizer que o SBT não tem esse registro. Se exibiram coisas em resolução muito pior e toda tremida, em algum lugar do acervo essa fita deve estar…
QUANDO A ESMOLA É DEMAIS…
“Você é proprietário de emissora de rádio e está com dívidas? Nós administramos, pagamos todas as dívidas e devolvemos a sua rádio com tudo resolvido”. Essa é a promessa que vi hoje em um grupo de Facebook. Tão confiável quanto arrendar seu canal do Youtube pra máfia russa, confia.
QUANTO CUSTA A LIDERANÇA?
A partir de 250 reais, isso pelo menos no Radiosnet. Não é difícil ver emissoras comemorando nas redes sociais a audiência estrondosa no app, graças ao impulsionamento que as faz aparecerem como recomendadas logo na página inicial. Nas transmissões esportivas, rádios que transmitem jogos das séries A e B só aparecem se pagarem um plano especial pra isso. As emissoras de menor porte e webrádios que se lixem, que comam merda, que morem embaixo da ponte…
LOBO ADORMECIDO
Há três meses, a Rádio Wolf 540 AM de Sumaré – SP está fora do ar devido a problemas no link estúdio-torre. A empresa de telefonia que fazia essa ligação suspendeu o fornecimento sem aviso prévio, e a emissora acionou a Justiça pra buscar alguma solução. Até agora, nada.
EU AVISEI
As migrantes do interior paulista estão vendo a armadilha que é ir pro FM estendido e logo que recebem autorização pra operar, já pedem mudança de frequência pro FM normal. A migrante da Rádio Clube de Ribeirão Preto fez isso; começou como R83FM em 83,1 MHz, passou um tempo e depois mudou pra R91FMTAMOJUNTO 91,7. Apagou tudo da fase anterior das redes sociais e seguiu como se nada tivesse acontecido.
FICANDO PRA TRÁS
O Digitaliza Brasil já é realidade em muitas cidades do interior do Brasil, mas nem todas as redes e suas afiliadas se mexem pra conseguir um espacinho no programa. Outras até aderiram, mas preferiram voltar com estrutura própria de transmissão em vez de compartilhar a torre como aconteceu em Pedro II – PI. Vai passar o prazo do analógico acabar e muita gente que não tem parabólica só vai ter o MUX legislativo/federal e outros um ou dois canais pra poder assistir…
FELIZ 2005
Em pleno 2023, ainda tem produtora de mídia que pede censura das rádios em CD nos contratos de publicidade estatal celebrados com as rádios no Piauí. Podendo pedir logo um pendrive, um arquivo em nuvem, ou mesmo contratar uma empresa de monitoramento e clipping…
ONDAS CURTAS
Primeiro foi a Voz da Turquia que mudou de marca devido à alteração na grafia oficial do nome do país para Türkiye. Agora, a All India Radio (emissora estatal indiana) está mudando gradativamente o nome de suas emissoras locais, nacionais e do serviço internacional para Akashvani (que significa Voz do Céu em sânscrito). Ela é considerada a maior rede de emissoras do mundo, com 420 emissoras espalhadas pelo país atingindo 99% da população. Uma boa frequência para captar a Akashvani aqui no Brasil é a de 9620 kHz, a partir das 3 da tarde (hora de Brasília). Nessa faixa, ela emite programas em árabe e francês.
A Rádio WRMI de Miami, Flórida, EUA pede aos ouvintes do mundo todo que mandem uma mensagem a eles manifestando sua audiência. A intenção é mostrar que as ondas curtas ainda têm um público considerável, para atrair possíveis anunciantes. Aliás, um grande problema das OCs sempre foi esse: a falta de dados precisos sobre audiência nessa faixa, baseados em sua maioria em cartas ou e-mails com informes de recepção. A Sônia Nakagawa da NHK, por exemplo, vive dizendo: “não seja um ouvinte silencioso!” Os apelos, no entanto, não foram suficientes pra evitar o fim das transmissões em português da emissora em 2021. O email pra você mandar sua mensagem dizendo que ouve a WRMI é: [email protected].
EU RECOMENDJO
O canal Radioscopia, do dexista Antônio Ribeiro da Motta (https://www.youtube.com/@Radioscopia). Praticante da radioescuta desde 1973, Motta está postando aos poucos seu vasto acervo extraído de fitas K7 gravadas por ele e seus colaboradores. No canal, uma variedade de áudios tanto de emissoras brasileiras como internacionais. E tem também um compilado de prefixos de rádios brasileiras que já transmitiram ou ainda transmitem em onda curta e tropical, confira: https://www.youtube.com/watch?v=Ko10EW3D9zc
PROGRAMA SILVIO SANTOS – 60 ANOS: Na época da piada do bambu foi nos primórdios do SBT, quando os estúdios no Sumaré e na Vila Guilherme, em São Paulo. Vale ressaltar que o SBT perdeu boa parte do seu acervo à época das cheias que inundaram os estúdios da emissora na Rua Dona Santa Veloso; dai talvez a emissora não tenha mais a exibição.
Ou poderá ser preguiça mesmo da produção, de ir fazer a pesquisa do acervo.